Como lidar com a insatisfação dentro de uma Igreja Evangélica?


Quem é que ainda não reclamou ou comentou sobre alguma coisa dentro da sua Igreja, principalmente, nos dias atuais em que há muitas novidades e mais liberdade de costumes? A insatisfação é como uma moeda de duas faces. Se você não tomar cuidado, pode entrar por um caminho perigoso e perder a alegria da sua salvação.É muito comum voltar da Igreja para casa, hoje, com um "cesto" de assuntos não muito cristãos, para dizer o mínimo.

Boa parte dos crentes não está indo à casa de Deus para adorar, senão para observar e colher as (más)novidades. Conscientemente ou não.Quando saímos da posição de adoradores para "observadores" as coisas se complicam. Primeiro isso não agrada a Deus. Seria como uma oferta defeituosa. Acho mesmo que nem oferta seria. Veio à mente uma imagem: mãos vazias. Depois cultuar de mãos vazias, parafraseando a Bíblia, seria como enterrar o único talento.

Talento enterrado. Adoração negativa. Sem pensar nisso você estaria ofendendo a Deus indo ao culto sem nada para oferecer; entristecendo o Espírito Santo.Uma atitude crítica com respeito à vida dos outros. Do pregador, do pastor, da mocidade, das senhoras, das crianças. Do estacionamento, do banco pouco confortável, do secretário, do irmão das conversas paralelas durante o culto. Um arsenal completo não da armadura do cristão, mas do crítico anticristão.

Quem se age desta maneira dificilmente vai perceber que se comporta assim.É por isso que muitos de nós não têm mais prazer de ir ao culto. Não ouve mais a voz de Deus nada dentro da Igreja. Já entristeceu tanto o Espírito Santo, que não recebe mais nada. E não recebe nada por que não veio oferecer nada. Outra imagem de pregações antigas: um vaso de boca para baixo.Antes de mudar de Igreja, seria muito bom fazer uma pequena anamnésia. Por que eu estou insatisfeito com minha Igreja?

Tenho sido um adorador ou um crítico? Minha vida é um sacrifício vivo de adoração a Deus ou só penso em adorar quando vou ao culto? Como estou diante de Deus? Carrego de volta para casa depois do culto tudo o vi de ruim ou ocupo meu tempo comentando como foi bom o culto? Dependendo da resposta, mesmo que mude de Igreja sua insatisfação vai segui-lo/a. E aí?Eu não creio que seja fácil mudar um comportamento crítico enraizado. Eu me humilharia diante de Deus e evitaria conversar sobre assuntos da Igreja DIUTURNAMENTE com pessoas com o mesmo defeito.

Hoje, com tanta liberdade, e tantas Igrejas, e tantos pastores, uma doutrina mais ortodoxa afasta pessoas. Muitas coisas são relevadas e não há, talvez, uma preocupação em ensinar e repisar este assunto. Outra imagem volta a minha mente: a oferta de Abel e a oferta de Caim.Caim caiu da graça e chegou ao ponto de matar seu irmão por um problema acontecido na adoração. Não sei que tipo de oferta os dois levaram. Mas um deles pensou que eliminando o irmão iria resolver o problema da oferta. E o problema não estava o irmão, mas na forma de cultuar de Caim.

E assim, por causa da insatisfação você pode fazer muitas coisas. Acho que entre todas elas apenas é a melhor. Resolva este problema em oração com o Senhor Jesus. Converse com Ele. Chore na presença Dele. Desabafe suas mágoas e mesquinharias com Ele. Se você fizer assim vai resolver a raiz de muitos males. Se você é cristão e anda insatisfeito com tudo, principalmente com a sua Igreja, tome cuidado. Os santos da sua Igreja são mesmo pessoas com um variado leque de defeitos.

A palavra de Deus pode limpá-los, deletá-los. Pedro perguntou: Senhor, até quantas vezes devo perdoar meu irmão - sete vezes? Ao que Jesus respondeu: Não apenas sete vezes, mas 70 x 7 - 490 vezes - por dia!A falta de perdão é como a louça suja que vai acumulando na pia, dia após dia.

Da mesma forma que produz uma insatisfação insuportável chegar em casa e verificar que tem louça por lavar há mais uma semana, um coração que tenha o mau hábito de guardar e comentar tudo o que de ruim se passa na Casa de Deus vai acabar mesmo muito insatisfeito, vazio do Espírito. Um vaso sujo, que precisa ser limpo pelo melhor bombril que existe: o perdão do Senhor Jesus Cristo.Não dê "mole" para a insatisfação. As vítimas podem ser você e sua família.

JOVEM, VOCÊ ESTÁ SE MATANDO POUCO A POUCO



Meu coração tem ficado muito triste por ver grandes amigos e outros tantos jovens desviando-se lentamente. Não entenda a palavra desviando como se fosse sinônimo de errar o caminho e escolher o pecado abertamente. Não estou falando de cristão que abandonam a fé e abraçam as drogas, a prostituição, a mentira, uma vida deturpada. Não é isso. Tenho visto meus amigos e conhecidos e outros tantos jovens deixarem se levar pela televisão, pela moda, pela demanda da sociedade, pelas exigências dos pais e, principalmente, pela loucura de crescer rapidamente na vida; pela loucura de querer ter um carro, um apartamento, um bom emprego, uma boa formação. Tudo isso são coisas válidas até certo ponto, obviamente. Mas me permita dizer isso: você, jovem, está se matando por causa dessas coisas.

Você tem muita coisa para fazer. Você tem muita coisa para pensar. Muita coisa para estudar; trabalhos para fazer; amigos para conversar; twitter e blogs para atualizar. Você tem o orkut para checar. Você tem que ir à faculdade, ao curso de inglês ou francês, ir ao trabalho, depois ir à academia e, por fim, você precisa de um banho, de uma cama e do controle da tv. Ei, o que você está fazendo da sua vida?
Em busca de tantas coisas lícitas, mas não eternas, temos caido na cilada do diabo. Essa é a estratégia: ele nos mostrará de forma clara o que precisamos ter e nos fará concentrar todas nossas energias em busca de conquistá-las. E onde entra Deus? E onde entra fazer a vontade de Deus? Onde entra a verdade que precisamos compartilhar do amor dele para as outras pessoas que não o conhecem? Onde entra a verdade de que precisamos viver a vida da forma que Deus quer, não da forma que queremos? Esse é o problema. Estou vendo os meus amigos e conhecidos e tantos outros jovens morrerem por causa disso. Que tristeza! Que tristeza! É por isso que não estamos vendo mais a diferença entre aqueles que são cristãos para aqueles que não são. Como pode ser isso se nós encontramos o Deus verdadeiro e poderoso e único?
Paulo resumiu a vida de cada cristão ao escrever:

"Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus", Atos 20:14.

Fp 3:10 Paulo escreve: "Quero conhecer a Cristo".


Devemos parar de buscar tantas coisas e se concentrar naquele que é verdadeiramente importante, ou seja, Cristo. Oh, galera, que a gente possa viver buscando ser mais parecido com Jesus, viver buscando honrá-lo a cada dia mais e torná-lo cada vez mais conhecido. Cl 3:4 diz que Cristo é a nossa vida. Ser cristão é lembrar todos os dias que o mais importante nessa vida é Cristo, Cristo e Cristo.
Por favor, amigo, não se mate lentamente. Vire as costas para aquilo que tem tirado sua atenção de Cristo e volte-se urgentemente para Ele, agora. Antes que seja tarde demais. Antes que você dê um fim a sua vida ao mesmo tempo que a dê novos brinquedos luxuosos, recebendo assim um carimbo de aprovação da nossa querida e sufocante sociedade.
F. P. Mastrillo

DEFRAUDAÇÃO



DEFRAUDAÇÃO. Palavra bonita para um significado nada belo. O dicionário define defraudação como:



"o ato ou ação de defraudar. Usurpação por meio de fraude".


O que temos visto é que essa é uma bela estratégia para algumas pessoas. Elas usam a defraudação para conseguir ainda mais fazer que um cara se apaixone por ela ou uma mulher se apaixone por ele. Na verdade, ele ou ela só estão manipulando. Testando. Vendo se conseguiria ou não. Tendo uma carta na manga, porque vai que acontece alguma coisa séria; pelo menos, você terá uma opção, no final das contas. Mas a verdade é que não se trata de um opção mesmo ou se trata?
O problema principal da defraudação é porque ela é uma mentira que se veste de verdade. Ou seja, a pessoa manipula uma outra pessoa, "dá esperança" para que ela continue investindo, diz certas coisas que amarra o interessado, captura coração dele porque o seu suposto amor está sendo atencioso demais. Mas tudo não é bem assim. Isso não é igual a dizer: "eu pensei que poderia dar certo. Desculpe!". Isso é defraudação. Isso, meu amigo, é mentira. Isso, minha amiga, é enrolação das grandes. A forma de se aproximar de uma pessoa tem que ser diferente e isso precisa ficar bem claro desde o início, mas quando alguém se aproxima de outro com segundas intenções, manipulando, não gostando da pessoa e mesmo assim fingindo gostar, dando esperança, isso é defraudação sim. E vocês, defraudadores, saibam disso: a pessoa que está sendo manipulada e enrolada por você, ela tem coração. Ela um dia vai querer casar; ela tem sonhos; ela tem planos. E você está estragando tudo. Partindo desnecessariamente o coração dela. Para que isso? Se você não gosta de uma pessoa, para que mentir? Para que enrolar? Para que ter uma carta na manga?
Talvez a pessoa goste mesmo de você e acredite no amor. Talvez a pessoa seja maravilhosa, mas você não vê isso. Então, para que você não defraude, caia fora. Não fique. Por quê? A razão é porque nós somos chamados por Deus para viver de forma íntegra, sábia e verdadeira. Devemos buscar ajudar os outros, não atrapalhar. Devemos ajudar as pessoas a construir corações fortes, não destroça-los por causa de um defraudação. Gente, ninguém gosta de ser enganado. Ninguém gosta de sonhar com uma pessoa e saber que era apenas um sonho, porque todas as evidências que ela recebia eram mentiras. Ninguém gosta de chorar por um amor não correspondido, mas as pessoas detestam chorar por um amor "mentirosamente" correspondido. Isso é crueldade. Isso é muito embaraçoso. Lembrem-se disso enquanto estiver defraudando e mantenha a estas imagens sempre ao seu lado: "a menina chega em casa e passa algumas horas falando com sua mãe o quanto você é atencioso, gentil e legal. Um homem de Deus. Ah, mãe, é ele. Eu sei. Eu sinto. Ai, a menina encontra suas amigas e passam horas conversando sobre você. Ela sabe de tudo e fica falando das evidências que você dá e que deixar claro que você também está gostando dela. Mas é tudo mentira. É tudo enganação. Um sonho é desfeito. Um coração é partido. E ai, a menina chora. A mãe consola. As amigas também".
Mas isso acontece também com os homens: "eles contam também para seus pais. Falam também para seus amigos. Dizem o quanto estão felizes para depois descobrir o quanto não tinha base nada daquilo que eles estavam vivendo.
Isso é triste. Isso é ruim. Isso é terrível.
Como cristãos, eu peço para que todos possam estar avaliando suas vidas à luz do que escrevi aqui e ver se há alguma defraudação em suas palavras, ações e atitudes.
Por favor, não faça isso com ninguém. Não defraude.


Sempre é melhor ter um coração partido pela verdade do que um coração partido pela mentira.

 F. P. Mastrillo

Como ovelhas para o matadouro

Quando analisamos este versículo, podemos observar que nele se relacionam 3 palavras: amor – preço – sacrifícioPagamos um preço por uma escolha que fazemos com base no amor. E todo preço envolve um sacrifício.
João 3: 16 – Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna
Este versículo exemplifica o Ministério da Reconciliação – 2 Co 5: 11 a 21.
Ou seja, Deus por nos amar escolheu (veja, amor = vontade/escolha = intenção + atitude) pôs em nós a palavra da reconciliação e para isto pagou um alto preço que foi sacrificar o seu próprio Filho. E Jesus por sua vez, por amar o Pai obedeceu a sua vontade e se fez pecado por nós para que nele fôssemos feitos justiça de Deus (2 Co 5: 21).
A perguntar que não quer calar é: E nós ? Será que estamos dispostos a pagar um preço pela escolha que fizemos ao nos batizar por amor a Jesus ?
Quando nos batizamos gostamos de olhar para a parte agradável que é  a libertação, fim da escravidão da carne, borrachão no pecado (uhuuuuu),
mas….mas…..
Batismo também é uma declaração pública e voluntária que fazemos no mundo espiritual e no dos homens de que hoje nascerá uma nova criatura com novos costumes e conseqüentemente para estanova postura um novo tipo de sacrifício e preço a se pagar.
Muitas vezes, nós não conseguimos responder esta pergunta na prática porque sempre que falamos em preço a pagar e sacrifício, imediatamente associamos com sofrimento o qual, por sua vez nos leva a pensar em derrota/perda/desvantagem.
Normalmente, isto ocorre porque durante as nossas tribulações não conseguimos discernir a razão pela qual esta situação que é desconfortável/ruim/péssima faz todo sentido na nossa vida porque cumprirá um propósito futuro de Deus em nós.
Tem um cara sensacional e que usarei como exemplo: José
Narrarei sua história com emoção:
O pesadelo de José começa em Gênesis 37 quando seus irmãos com dores agudas nos cotovelos tentam matá-lo e depois o vendem a uma caravana que passava por ali só por causa de uma capinha colorida que ele ganhou do Papai Jacó.
No cap. 39 para transformar o pesadelo em desgraça, a mulher de Potifar (detalhe esposa do seu chefe) resolve pular a cerca com o nosso protagonista (mero funcionário para não chamá-lo de escravo) e José por sua vez faz algo extremamente raro HOJE: fugiu, caiu fora (meninas, esse é pra casar!!!).
Continuando nossa novela no cap. 40 é o momento dark total, pois, José é convidado a ver o Sol nascer quadrado e já que desgraça é pouco, o goiaba do copeiro-mor (companheiro de cela) depois de ser ajudado por ele retribui o favor só depois de 2 anos (que beleza heim ?).
Agora, a beleza de tudo isso é que nos momentos mais difíceis de José (todos), ele pagou o preço, pois, se manteve fiel ao Senhor manifestando o poder de Deus e abençoando as pessoas ao seu redor (Potifar, carcereiro, copeiro-mor, faraó, sua família).
Por que José conseguiu isto ?
Gênesis 45: 4 a 8
E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José  vosso irmão, a quem vendeste para o Egito.
Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.
Porque já houve 2 anos de fome no meio da terra, e ainda restam 5 anos em que não haverá lavoura nem sega.
Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento.
Assim não fostes vós que me enviaste para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito.
Observe que a capacidade de José ter pagado este preço se deve ao fato dele ter entendido o propósito de Deus (conservação do seu povo na terra durante o período de grande fome) em todas as situações que ele tinha passado no Egito.
E como esse exemplo se aplica as nossas vidas?
Quando nos convertemos, escolhemos por amor a Jesus seguir um novo estilo de vida, o qual não é fácil, pois, tanto sofremos pela guerra constante entre Espírito Santo x Carne, como pelo posicionamento/postura que passamos a defender perante o mundo, afinal foi nos dado não somente o crer em Cristo, mas também o padecer por ele (Filipenses 1:29).Porém, convido a todos para não desanimar nos seus momentos José, aonde tudo parece estar dando errado, porque em Jesus vale a pena ser uma ovelha que sofre como se todos os dias fosse ao matadouro, pois,….
Rm 8:18 – Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
Logo acrescento mais uma palavrinha à minha frase incial:
Amor – preço – sacrifício  recompensa eterna
A paz do Senhor!

Dica de Livro!

A Paz Galera!
Para os amantes da leitura e também àqueles que não são muito chegados, segue uma dica de irmão.

"'O Peregrino''

 Peregrino tenciona levar o leitor a refletir sobre como deve ser vigilante na vida terrena, simbolizada pela jornada de Cristão.
Desde sua publicação, o livro jamais deixou de ser impresso. Depois da Bíblia, este é o livro mais conhecido no meio cristão não somente de fala inglesa, mas de diversas línguas, inclusive na China, onde o governo comunista chegou a produzir 200 mil cópias que foram distribuídas em três dias[
O jovem peregrino chamado simplesmente Cristão, atormentado pelo desejo de se ver livre do fardo pesado que carrega nas costas, segue sua jornada por um caminho estreito, indicado por um homem chamado Evangelista, pelo qual se pode alcançar a Cidade Celestial. Na narrativa, todas as personagens e lugares que o peregrino depara levam nomes de estereótipos (como: Hipocrisia, Boa-Vontade, Sr. Intérprete, gigante Desespero, A Cidade da Destruição, O Castelo das Dúvidas, etc.) consoante os seus estilos, características e personalidades.
No ínterim, surgem-lhe várias adversidades, nas quais ele padece sofrimentos, chegando a perder-se, ser torturado e quase afogar-se. Apesar de tudo, o protagonista mantém-se sempre sóbrio, encontrando auxílio no companheiro de viagem Fiel, um concidadão seu. Mais adiante na trama, Fiel é executado pelos infiéis da Feira das Vaidades que se opőem à busca dos dois peregrinos. Contudo, Cristão acha um outro companheiro, chamado Esperançoso, que mais tarde lhe salvará a vida, e eles seguem a dura jornada até chegarem ao destino almejado.

DEVOCIONAL

“Senhor, eu não tenho ninguém para me por no tanque quando a água se mexe. Cada vez que eu tento entrar, outro doente entra antes de mim” Jo 5:7


     Nos versículos inicias de João 5, encontramos a narração da cura de um paralitico na cidade de Jerusalém. A palavra nos fala que existia ali um tanque o qual de vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava a água, a qual possuía o poder de cura. Muitas eram as pessoas que se aglomeravam naquele lugar a espera do movimento da água. O fato é que assim como nós aquelas pessoas esperavam algo para que pudessem ser curadas, se analisarmos nossas vidas veremos que assim somos nós, vivemos a espera diversos movimentos para que venhamos a alcançar certas coisas em nossas vidas, seja na área profissional, seja na cura física ou interior, esperamos que algum fato externo venha provocar essa mudança, um avivamento, uma boa indicação, uma imposição de mãos, uma oração daquelas, uma corrente, enfim inúmeros movimentos.

     Em João 5:7 constatamos que este tal paralítico, se escondia atrás de suas desculpas, mas apenas com uma ordem o Senhor mudou a sua vida. Vemos no versículo 8 que o Senhor disse aquele homem: Levante peque sua cama e ande. E assim o Senhor quer fazer em nossas vidas, só precisamos crer e entregar nossos caminhos a ele, pois somente ele pode nos levar além. Talvez seja hora de parar de ficar esperando isso ou aquilo, de buscar ali ou aqui pra que haja uma mudança em sua vida, e entender que apenas a graça do Senhor é o que basta em sua vida.

Rodolfo Abrantes: "Não aconselho ninguém a fazer tatuagem".

Por Redação Guia me - www.guiame.com.br

 
"Hoje eu não faço mais tatuagem e não aconselho ninguém a fazer". Poucas pessoas associariam essa afirmação a Rodolfo Abrantes. Com os braços quase cobertos por tatuagens, muitas do período em que atuou como vocalista da banda secular Raimundos, e a imagem de um candelabro tatuada no pescoço, feita após sua conversão, o músico conta que tatuar-se era algo habitual: "Quando eu me converti, eu continuei fazendo tatuagem porque já fazia muito e eu confesso que não sentia muita paz nisso. Durante meu processo de conversão, senti Deus falar comigo que eu não precisava mais daquilo. Quando decidi parar, senti muita paz. Desde então, nunca mais fiz tatuagem alguma. Quando eu continuei me tatuando depois de convertido, só transferi uma coisa que eu já era para dentro da minha nova vida. E realmente eu não precisava mais disso". Em entrevista ao Portal Guia-me, Rodolfo expressou o que pensa hoje sobre tatuagem: "Na real, eu acho que tatuagem é uma grande 'duma vaidade". "As pessoas dizem: 'Eu vou para Jesus, mas eu vou levar tudo o que eu gosto'. Mas têm certas coisas que talvez Deus queira simplesmente tirar do teu coração. Eu interpreto da seguinte forma: quando eu senti que era Deus falando comigo, que era para eu parar de fazer tatuagem, creio que era uma ordem simples, que se eu conseguisse obedecer, eu conseguiria obedecer a ordens maiores também. Eu cumpri e senti uma paz tremenda. Toda vez que eu obedecer a Deus, vou sentir Paz", explica o cantor.
Vista como forma de expressão, símbolo de rebeldia e juventude, a tatuagem possui diferentes estilos, que vão do tradicional ao maori, estilizado, psicodélico, religioso, tribal, entre outros. Seus temas variam tanto quanto as personalidades das pessoas que as fazem. As imagens escolhidas podem ser definidas pelo contexto histórico, influências musicais, modismos, ideologias e crenças. Crenças que chegaram à igreja e dividem opiniões. Aceita por algumas denominações e pastores, condenada por igrejas e lideranças, a "tatoo" divide opiniões até mesmo em interpretações de trechos bíblicos, como o de Levítico 19:28 - "Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor".
Para o professor de teologia Carlos Vailatti, o versículo faz parte de um contexto maior, um "código de santidade": princípios para demonstrar ao povo de Israel elementos indispensáveis ao relacionamento com Deus. Na opinião de Valilatti, é importante destacar também a palavra 'marca': "Esta palavra é derivada do hebraico qa´aqa´, cujos significados básicos são: 'incisão, tatuagem'. Já na Septuaginta (a tradução grega do Antigo Testamento hebraico - datada do III século a.C.), a palavra 'marca' é a tradução do grego stikta, palavra esta derivada do verbo stizo, 'fazer um sinal com um instrumento agudo ou candente; pintar, tatuar; fazer sinais com golpes' [...] Deus não quer que Israel pratique esses hábitos pagãos e se comporte como as demais nações que vivem ao seu redor. Deus quer que Israel seja uma nação santa, isto é, uma nação separada para servi-lo e que tenha um estilo de vida diferente das demais". Para o teólogo, o trecho inicial do versículo de Levítico 19:28, relaciona-se a 1 Reis 18:28: "No confronto entre Elias e os adoradores de Baal no monte Carmelo, onde vemos que estes últimos 'se retalhavam com facas e com lancetas, conforme o seu costume, até derramarem sangue sobre si".
No entanto, Sandro Baggio, líder do Projeto 242, igreja que há mais de dez anos trabalha com pessoas da cultura alternativa e dedica-se a missões urbanas, entende que o trecho de Levítico não pode ser aplicado à tatuagem. "Trata-se de uma lei específica direcionada a um povo em particular. Aqueles que querem aplicar essa lei para o contexto de hoje (usando este versículo para proibir as pessoas de fazer tatuagem) precisam estar dispostos a aplicar também os versículos anteriores que proíbem vestir roupas de tecidos diferentes, plantar sementes de diferentes espécies no mesmo jardim e aparar a pontas do cabelo e da barba. As pessoas não estão fazendo tatuagem por causa de qualquer ritual relacionado a mortos, mas como expressão estética", explica o líder.
Baggio fez a primeira tatuagem em 1988, logo após sua formação no seminário teológico. Para ele, tatuar-se é uma forma de expressão corporal e cultural: "Antes era particular de alguns povos e culturas, mas como o mundo se tornou uma aldeia global, a tatuagem (assim como outras expressões culturais) ganhou espaço nos mais diversos meios e contextos. A única diferença entre fazer uma tatuagem e uma pintura ou mesmo corte de cabelo é que a tatuagem tem uma característica mais permanente e não pode ser removida facilmente. Portanto, exige-se que se pense muito mais antes de se fazer uma tatuagem do que, por exemplo, antes de tingir os cabelos ou fazer dreads neles".
Símbolo de rebeldia?

Tatoo, do taitiano tatau, significa marcar. O nome foi dado por James Cook, o capitão inglês que descobriu o surfe e, em 1769, ficou admirado ao chegar ao Taiti e ver a população local coberta de desenhos em vez de roupas. A população da região era conhecida como maohis, ou maoris na Nova Zelândia, povo que tatuava-se em rituais ligados à religião. As imagens significavam status e poder, marcavam a passagem da infância para a maioridade, ou contavam as histórias da família e da tribo. Mas, os primeiros registros de pigmentação com tintas sobre a pele remetem há pelo menos 5 mil anos. No Egito, também foram encontradas múmias tatuadas, que datam do período entre 4000 e 2000 a.C.
Na América,,tatuar-se também era prática das civilizações maia e asteca. No Japão feudal, criminosos eram marcados para que fossem identificados como maus elementos. Tempos depois, em meio a um forte clima de opressão dos governantes, organizações ostentavam tatuagens como símbolo de transgressão ao poder vigente. Assim, surgiu o famoso dragão da Yakusa, a máfia japonesa, imagem comum de muitas tatuagens no mundo.
Com todo esse contexto histórico, a tatuagem é vista, ainda hoje, como símbolo de rebeldia. O pastor Eduardo Silva, conhecido como pastor Edu, conviveu com muitos "irmãos tatuados" até gravar uma mensagem em seu braço e conta que recebeu com isso muitas críticas. Membro da igreja Renascer em Cristo, foi o primeiro a escrever em seu corpo, a frase "Renascer até morrer". "A minha motivação veio num momento em que a Igreja sofreu um forte ataque. A intenção dos que nos atacavam era na verdade o fechamento e extinção da Igreja Renascer, como se as portas do Inferno pudessem prevalecer contra a Igreja de Cristo. Muitas pessoas comentavam que a Igreja não sobreviveria a esse momento, isso foi em fevereiro de 2007. Sou pastor desde janeiro de 1993, mas atuo no ministério desde jovem", conta o Pr. Edu, que revela que a atitude trouxe grande repercussão: "Algumas positivas, outras violentamente negativas. O que me causa estranheza, é que a tatuagem afeta tão somente a minha vida. No que diz respeito à minha comunhão com Deus ou santidade, não aumenta ou diminui. Mas, muitos foram contumazes em dizer que essa atitude era fruto de uma alienação, que éramos como gado marcado etc. Apenas entendo que não devemos julgar para não ser julgados!". Ele explica a iniciativa narrando a passagem bíblica de II Samuel 15:21: "Em meio à guerra, Davi contava com homens valentes como Itaí (II Sm 15,21), que estavam em aliança, para vida ou para a morte. Não adianta estar em aliança apenas quando tudo vai bem. Baseado nesse princípio é que muitos de nós escolhemos essa frase. A igreja, corpo de Cristo, estava sendo atacada, o rebanho precisava ser protegido e pastoreado e algumas pessoas e instituições se esqueceram desse conceito de corpo! Como pastor, senti o desejo de deixar clara a minha posição em favor do rebanho".
Para o reverendo Baggio, pessoas que consideram tatuagens símbolos de rebeldia estão "estacionadas no tempo". " Hoje em dia, tatuagem não tem absolutamente nada a ver com rebeldia, mas sim com estética. Sem dúvida que há preconceitos por parte de algumas pessoas (religiosas ou não), mas qualquer coisa pode ser passível de preconceito, principalmente expressões culturais. Preconceito é fazer um juízo superficial a partir de idéias ou conceitos pré-estabelecidos. O profeta Samuel fez um 'pré-conceito' ao procurar ungir o futuro rei de Israel. Cristãos que seguem a Bíblia não deveriam fazer 'pré-conceitos' com relação à aparência das pessoas, mas infelizmente não é isso o que acontece. Pessoas sofrem preconceitos por se vestirem de certa maneira, por causa do seu penteado (ou por não ter nenhum penteado) de cabelo, pelo modo como falam (se sua linguagem não for cheia de chichês evangeliquês, não é espiritual) etc. Eu já sofri preconceitos por todas as coisas, mas geralmente depois que as pessoas me conhecem, elas percebem que tais coisas são superficiais e acabam deixando o preconceito de lado", narra o reverendo. A segunda tatuagem de Baggio veio para cobrir a primeira. "Aquela velha tatuagem era bem "old school" e no ano passado decidi cobri-la com um novo desenho. A velha tatuagem foi feita com um desenho de uma pomba e uma cruz e eu estava pensando do texto bíblico que diz que Cristo estabeleceu a paz por meio da cruz. A nova tatuagem é um desenho celta do ganso selvagem, o símbolo celta do Espírito Santo. O que esse desenho expressa para mim é a afirmação de que fui selado pelo Espírito e meu desejo profundo de viver a grande aventura da vida guiada por Ele", expõe o líder do Projeto 242.
Mas, para o professor Carlos Vailatti, a tatuagem pode ser compreendia como elemento de rebelião: "Ela pode representar a aderência aos movimentos da contra-cultura, como, por exemplo, o movimento punk da década de 80, o qual estava associado com formas de protesto social e anarquismo. Além disso, ela também pode ser vista como um símbolo anárquico dentro da própria igreja, de acordo com postura que certas denominações adotam com respeito a ela".
Fazer-se igual para ganhar os diferentes?

Líder do Projeto 242, que tem como alvo missionário evangelizar pessoas marginalizadas socialmente, como: mendigos, prostitutas e dependentes químicos, Sandro Baggio não compreende a tatuagem ou outros visuais como agentes de evangelização. "Isso depende muito mais do testemunho de vida e caráter, no poder do Espírito Santo, do que na aparência", aponta.

"Creio ainda que existem tatuagens que são puramente estéticas e muitos irmãos tatuados, são instrumentos para alcançar essas tribos ou grupos alternativos. Muitas pessoas que me perguntavam a respeito da tatuagem acabaram ouvindo a respeito da fé em Jesus e da obra que ele realizou em minha vida. Mas não quero usar esse argumento. Creio que devemos ter acima de tudo respeito e amor. Só pra constar assim que possível vou fazer outra. Tatuados ou não, cabeludos ou não, com maquiagem ou sem, com brinco, com piercing, pentecostal ou tradicional, o que conta mesmo é sermos novas criaturas. No mais, vivamos em paz uns com os outros (I Ts 5,13)", expressa o pastor da igreja Renascer em Cristo, Edu.

 
Para o cantor Rodolfo Arantes, o fato de ter tatuagens só o aproxima de outras pessoas tatuadas ou grupos alternativos, à medida que elas o enxergam com uma pessoa mais parecida com Cristo."Cara, se tem alguma coisa em mim que possa ter atraído alguém, é mais pelas as pessoas que estão fora da igreja e estão vendo: 'Pô, aquele cara todo tatuado tá pregando. Aquele cara todo tatuado tá fazendo a obra de Deus, aquele cara todo tatuado está adorando Jesus com a guitarra na mão. Quer dizer que eu também posso?'. Eu creio que numa hora dessas, se tem algo que eu possa aproveitar, é mais por poder mostrar que Jesus Cristo renova todas as coisas e que não interessa quem você é, o que você fez, não interessa as marcas que você carrega. Se você entregar sua vida para Deus, ele vai te usar [...] O link que a gente tem que ter com essas pessoas perdidas, com as pessoas que a gente quer alcançar, é o link do amor. Amar as pessoas independentemente das diferenças delas. Às vezes nos afastamos das pessoas que são diferentes, que estão afundadas em trevas, como se a gente tivesse que manter distância, como se fosse contagioso e não é, a gente é que é contagioso, é o nosso amor que vai mostrar se a gente é de Jesus ou não, eu acho que é muito mais por aí", explica Rodolfo. Para ele, quem busca Jesus está procurando novidade de vida: "Em tudo que eu já li a respeito de Jesus na Bíblia, eu nunca ouvi dizer que ele precisou se parecer com as prostitutas para falar do amor de Deus para elas. Eu nunca o vi tendo que se parecer com o endemoninhado gadareno para falar de Jesus para ele. Tudo o que ele fazia é ser luz nas trevas, é isso o que a gente precisa. Quem faz a diferença na vida de uma pessoa é a Palavra de Deus e não qualquer artifício. Isso é uma estratégia humana muito da 'mixuruca' perto do que é o poder de Deus".
Da mesma forma, o teólogo Vailatti entende que Jesus também interagiu com grupos alternativos e marginalizados de sua época, mas comportou-se de forma diferente. "Acredito que a tatuagem pode sim auxiliar na evangelização de tais grupos, tomando como hipótese que aquele que os evangeliza também está tatuado. Isso cria uma identificação entre ambos. Porém, uma vez que o exemplo a ser seguido pelos cristãos é Cristo (cf. 1 Jo 2.6), temos que ter em mente que o que havia em Jesus que atraía as pessoas era justamente o fato dele ser "diferente", e não "igual" aos demais. Dito de outra forma, se Jesus vivesse em nossos dias ele certamente não precisaria se tatuar para evangelizar pessoas tatuadas, pelo mesmo motivo pelo qual também não precisou se tornar mendigo para proclamar o evangelho a estas pessoas. Aliás, Jesus também interagiu com os "grupos alternativos" de sua época, tais como "as prostitutas, os leprosos, os mendigos e os coletores de impostos", dentre outros, os quais, assim como os grupos alternativos de hoje, também eram marginalizados pela sociedade. Todavia, o que atraía as pessoas em Jesus, entre tantas outras coisas, era o seu amor incondicional por elas, o seu respeito pelos excluídos da sociedade e a sua falta de preconceitos para com todos. Jesus conquistava pessoas de todas as camadas sociais não porque se adaptasse a cada uma delas, mas sim porque ele continuava a ser ele mesmo dentro do pluralismo religioso, cultural e social de sua época. Acredito que o nosso maior desafio nos dias de hoje seja evangelizar tais "grupos alternativos" (seja lá quais forem) sem, contudo, perder ou anular a nossa própria identidade".


ESTE É O NOSSO DEUS!

DEVOCIONAL

"Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comidade em depósitos. No entando, o Pai de vocês, que esta no céu, dá de comer a eles".
                                                                                                     Mt 6:26
         Vendo agora estas tragedias na televisão desastres causados pelas chuvas no sudeste, começo a pensar e refletir, o quanto é insignificante, vivermos numa correria todos os dias em busca do sucesso, do dinheiro e etc. Percebemos ali pessoas que se esforçaram ao máximo para conquistar bens e que de uma hora pra outra perderão tudo. Como Salomão disse (Ec.4:4) é tudo como correr atras do vento, pois nunca conseguiremos alcançar, quando mais possuirmos mais iremos querer. Embora possamos nos esforçar para conquistar muitas coisas a nossa vida não passa de um sopro (Sl. 144:4).
       A palavra nos ensina que devemos buscar primeiro ao Reino de Deus , que as demais coisas nos serão acrescentadas, mas sera que temos de fato feito isso, sera que não estamos somente nos aproximando de Deus, em busca das demais coisas?
       Para finalizar, precisamos entender que a comida não é mais importante que a vida, o nosso pai que está no céu, sabe de todas nossas necessidades, se entregarmos verdadeiramente nossas vidas em suas mãos, concerteza o Senhor mandara o sustento que necessitamos.
        Precisamos acordar e realizar verdadeiramente a vontade do pai, entregando a nossa vida a ele como um sacrificio vivo e agradável, para que assim venhamos a experimentar a boa perfeita e agradável vontade de Deus.

Testemunho de Jeremy Camp

Muitas vezes quando vemos os artistas de nossa geração pensamos que eles levam uma vida fácil e sem problemas. Isso geralmente acontece porque apenas o conhecemos pela música que eles cantam ou pelo que a mídia nos oferece. Assim, esquecemos de levar em consideração que eles são tão humanos quanto nós e passam por problemas que muitas vezes abalam a fé.


A história de Jeremy Camp nos mostra que Deus está sempre presente, mesmo nos momentos mais difíceis.

Antes de lançar seu primeiro álbum Jeremy Camp já fazia parte do Ministério de Louvor de sua faculdade (Escola Bíblica do Sul da Califórnia). Durante este período de sua vida, ele liderava o louvor em diferentes igrejas e reuniões de jovens que aconteciam ao redor da Califórnia. Foi em uma dessas reuniões que ele conheceu Melissa. Ele se lembra: “Eu estava em admiração desta mulher que claramente amava a Deus.” Logo os dois se encontraram e começaram a namorar. Mas o que parecia um conto de fadas ou uma história que você provavelmente já ouviu em igrejas, se tornou em uma prova de fé que levaria Camp a passar a maioria de seu tempo sentando ao lado de uma cama de hospital. Melissa, já havia dito a Camp que eles deveriam terminar o namoro por que alguma coisa estava para acontecer. No fundo ela já sabia que sua vida mudaria completamente. Apenas seis meses depois que Jeremy e Melissa estavam juntos, ela foi obteve um diagnóstico de câncer. Dali em diante a vida de Camp passou a ser de muita oração para que Melissa pudesse se recuperar.

Durante uma noite no hospital Melissa contou a Jeremy que ela não estava com medo de morrer, mas que gostaria que, através de sua morte, pelo menos uma pessoa pudesse vir a conhecer a Cristo. Mesmo que isso tivesse um impacto muito grande em sua vida, não era exatamente o que Camp queria ouvir naquele momento.

Dirigindo para longe do hospital, Jeremy Camp fez uma promessa um pouco estranha a Deus, dizendo: “Se Você quiser que eu me case com ela, então eu o farei”. Cinco meses depois, a saúde de Melissa havia melhorado um pouco, ela e Camp se encontraram em frente ao altar.

A história de Jeremy Camp seria uma história maravilhosa se acabasse aqui, mas Deus tinha muito mais reservado a ele. Enquanto Melissa e Camp estavam na lua de mel, o câncer começou a voltar e assim que eles haviam retornado para casa, eles descobriram que Melissa teria apenas alguns meses de vida. Durante os próximos meses Camp passou muito tempo no quarto do hospital. Ele fazia o que sabia de melhor: tocava músicas para Melissa. Durante este período Camp descobriu que a música não era mais tão importante para ele, mas sim o que ele poderia fazer com aquela música. Ele disse: “Música não é a minha vida, Cristo é a minha vida… A única coisa que realmente importa é o que fazemos para Cristo enquanto estamos aqui na terra”. E essa é a perspectiva que brilha em toda canção que ele escreve.

Enquanto estava em sua lua de mel, Camp havia escrito uma canção que se encontra em seu primeiro CD, “Walk By Faith”, que diz, “Eu acreditarei quando Você disser, sua mão me guiará por todo o caminho… Oh, eu andarei pela fé, mesmo quando eu não puder ver…” e logo depois da morte de Melissa Camp escreveu outra canção que virou número 1 nas radios americanas, “I Still Believe” (Eu Ainda Acredito). A canção fala sobre os problemas que ele enfrentou e que mesmo diante da morte de sua esposa ele acreditou em Deus, que Ele tinha um plano maior.

O desejo de Melissa foi realizado quando o álbum de Jeremy Camp saiu nas lojas, e quando ele saiu para a turnê. Durante suas viagens, Camp teve a oportunidade de compartilhar a sua história com muitas outras pessoas que estavam passando por dificuldades similares a dele. A morte de Melissa e o testemunho de Camp levaram muitas outras pessoas a conhecerem a Cristo.

Hoje ele é casado com Adrienne Leisching (ex-lider da banda Benjamin Gate). E tem uma filha com ela. Todos os álbuns chegaram a número um nas rádios americanas e até hoje Camp ainda conta sua história e como Deus permaneceu fiel a ele.


Quem está controlando você?

Todo jovem quer acreditar que ele ou ela é independente, de espírito livre, e pensa por si.
"A vida é minha. Respeite minhas escolhas. Eu faço o que eu faço porque eu quero", dizem.
Esta é a ideologia geral de muitos jovens, mas que na verdade estão confusos e perdidos, e não percebem que há algo manipulando cada sentimento que eles têm.
Livre e independente? De maneira nenhuma, não com um apresentador de marionetes puxando as cordas das suas vidas como um fantoche de madeira.
Amigos, vícios, música, relacionamentos, mágoas, etc. Estas são as cordas.
Quem puxa cada uma dessas cordas, e passa desapercebido e sem barreiras, é o titereiro, o diabo.
Você sempre será controlado de uma forma ou de outra.
Você quem decide que vai estar no controle "das cordas": Deus ou algo ou outro alguém.
Corte as cordas que estão presas a você, antes que seja tarde demais.
A decisão é sua, se você não controla sua vida, alguém vai controlar por você.

Pr Luke Castro



SOM CRISTÃO

A Paz Galera.... um som muito massa, dá uma olhada...


Especialmente para o bolinha, falta nós grava um acustico heim bolinha....


Storge2 - Posso sentir (Acústico)



Devocional 02/01/2011

"Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor." Efésios 1:4


Pensamento: Amados, o Senhor Deus nos colocou neste mundo, não foi por acaso. Ele tem um plano para cada um de nós. Sua vontade é que todos o conheçam e alcancem a Salvação. E uma vez salvos, que sejamos membros do corpo de cristo, cada um desempenhando seu papel de acordo com os talentos que o Senhor deu a cada um de nós. Para que assim se cumpra a missão da igreja, que é adorar e servir ao Senhor, levando a Sua palavra para aqueles que ainda não o conhecem.


PAPEL DE PAREDE











Clique aqui para fazer download
 
Copyright 2011 Jesus Cristo. Powered by Blogger
Blogger by Blogger Templates WP by Wpthemescreator