NATAL RUIM

(Jesus) Daqui a algumas horas é Natal.

(Ruim) Natal? – Ruim lança uma gargalhada – Que dia para morrer

(Jesus) – Nascer!

(Ruim) – O que???

(Jesus)- Nascer! Natal é dia de nascer, não de morrer.

Neste momento Ruim já se encontrava morto, mas acreditava ainda estar vivo. Não sabendo com quem conversava fala a seguinte frase:

(Ruim) – Agora dê o fora, não esta vendo que estou ferido... Eu levei um tiro e toda a policia deve estar atrás de mim. Eu vou morrer.

(Jesus) – Você já está morto.

(Ruim) – Como? Já estou morto?

(Jesus) – As feridas de seu coração, as mágoas, traumas e revoltas mataram você há muitos anos atrás.

Quando recebeu este nome Ruim era apenas uma criança que logo em seus primeiro dias de vida passava pelo inicio de uma jornada de grandes rejeições. Na infância Ruim fora criado dentro de orfanatos, e centros para menores infratores, rotinas que lhe geraram uma infância de muita luta. Desde pequeno aprendeu a se virar sozinho, e com o tempo passou acreditar que Ruim não era apenas um nome, mas sim a sua identidade. Quando adulto Ruim entrou para o mundo do crime no qual alcançou o respeito que sempre almejou. Com todo esse status Ruim logo conheceu o fardo maior de suas escolhas ao ser baleado em uma troca de tiros com a policia. Após este acontecimento Ruim encontra Jesus e este encontro acaba mudando o destino desta que foi mais uma vitima do mundo.

Apesar desta historia relatar um fato fictício muitos são os Ruins espalhados por ai pessoas das quais uma vida de sofrimento os levou até o mundo do crime. Com toda certeza a vida é feita de escolhas, mas infelizmente muitas vezes não temos a oportunidade de conhecer outro caminho. Talvez pouco nos interesse saber destas historias, pois muitas vezes essa realidade esta tão longe de nos, que não é nem mesmo capaz de nos afetar diretamente, mas se pararmos pra pensar perceberemos que sim, hoje vivemos em um mundo do qual somos prisioneiros de nossos medos gerados pela violência que vivenciamos.

Apesar de termos entrado afundo neste assunto, entender os fatos que levaram Ruim a se tornar um homem realmente ruim é apenas o começo.

Antes de mais nada, precisamos entender que o Natal se iniciou como uma comemoração ao aniversario de nascimento de Jesus Cristo, aquele que Deus enviou como um cordeiro, sem pecados, que veio ao mundo para limpar os pecados de toda humanidade através de sua morte, para que um dia pudéssemos alcançar a vida eterna.

Como disse Jesus Natal é tempo de nascer, Ruim foi um jovem que cometeu muitos delitos e pecados, os quais lhe geraram uma vida de muita dor e sofrimento. Assim como Ruim nos também enfrentamos muitas decepções em nossas vidas e muitas vezes mesmo conhecendo o caminho correto, nos permitimos tomar decisões erradas em virtude daquilo que sofremos. Ruim foi apenas mais uma historia, na qual a falta de escolhas e de conhecimento destruiu uma vida. Quem sabe nossas escolhas não estejam também destruindo nossas vidas, talvez as magoas, os traumas e revoltas tem nos tornados pessoas realmente frias, incapazes de enxergar esperança e sinais de vitorias baseados no amor.

Vivemos em uma sociedade corrompida, onde cada vez mais estamos entregue a violência, guerras, separação e desejos pessoais baseados no status e na destruição do caminho que nos leva ao amor. Quando Jesus disse que Natal era tempo de nascer, ele quis dizer que era tempo de se arrepender e converter os nossos maus caminhos. Talvez hoje muitas possam ser as magoas que tem consumido o nosso coração, quem sabe muitas possam ser as pessoas que nos tem provocado feridas. Assim como Ruim muitas coisas estão presas em nossos corações destruindo a cada dia a essência que Deus queria que estivesse presente em nos, essência esta que se baseia no amor, pois Deus é o amor e o amor é a força criativa que supera todos problemas do mundo. Muitas vezes buscamos Deus em dogmas e paradigmas e esquecemos que Deus é simplesmente amor.

Se vocês amam somente aqueles que os amam, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama amam as pessoas que as amam. E, se vocês fazem o bem somente para aqueles que lhes fazem o bem, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama fazem isso. E, se vocês emprestam somente para aqueles que vocês acham que vão lhes pagar, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama emprestam aos que têm má fama, para receber de volta o que emprestaram. Façam o contrário: amem os seus inimigos e façam o bem para eles. Emprestem e não esperem receber de volta o que emprestaram e assim vocês terão uma grande recompensa e serão filhos do Deus Altíssimo. Façam isso porque ele é bom também para os ingratos e maus.

LUCAS 6:32-35

Precisamos entender que o verdadeiro amor se passeia naquela ação que não espera recompensas, naquele amor que ama por atitude não por resposta. Quem sabe nesse momento seja necessário compreender a diferença entre desculpa e perdoar, pois podemos desculpar uma pessoa por manchar nossa camisa com vinho, mas precisamos perdoar e não apenas desculpar aqueles que nos magoaram, pois o perdão resolve não apenas releva. Tomar essa atitude certamente é muito mais difícil do que podemos imaginar, pois ela esta ligada ao mais profundo de nossos sentimentos. A palavra de Deus prega um amor que tudo crê, tudo supera, o que nos leva a compreender que é necessário nos desprender de todo nosso orgulho e perceber, que somos falhos, que também magoamos as pessoas e que talvez nesse momento estejamos magoando a alguém de alguma forma. Passamos grande parte de nossa vida a buscar poderes, sem saber que o verdadeiro e duradouro poder é o pessoal, não aquele que conhecemos baseado no status, que esta estabelecido sobre o outro, e sim um poder que se estabelece com o outro, onde somos mais do que podemos ser sozinhos.Este poder nos leva a perceber o quanto somos falhos, mas nos ensina que reconhecer um erro e tomar uma atitude conhecendo assim o principio mais valioso em uma relação

Vivemos na geração do “olho por olho, dente por dente”, e andar contra maré pode ser loucura num mundo de tubarões, mas a quem você tem buscado agradar aos homens ou a Deus?

Para resumir é tempo de nascer, momento de perdoar e não de desculpar, momento de acolher, precisamos entender que tudo é tolerável quando não enfrentamos sozinhos, guardar magoa é viver preso a feridas. Não podemos voltar no passado mas podemos inventar um novo inicio a uma história. Jesus veio para nos ensinar que a imagem visível de Deus na Terra não é uma coisa ou objeto e sim a capacidade criativa de se relacionar. Quem sabe muitas decepções ainda te prendem a acreditar no verdadeiro significado do amor, ou então a conhecer o verdadeiro amor, quem sabe seja o momento de deixar Jesus, aquele nos deu capacidade de nascer em meio à escuridão nos guiar e nos mostrar o verdadeiro significado da vida.

“Se o Meu povo que se chama pelo Meu nome, se humilhar, orar e Me buscar e se converter de seus maus caminhos então Eu vos ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.”

2 Crônicas 7.14

                                                                  Feliz Natal a todos e lembre-se natal e tempo de nascer.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2011 Jesus Cristo. Powered by Blogger
Blogger by Blogger Templates WP by Wpthemescreator